Ajustar o plano estratégico de 2012 é a principal missão do novo presidente do conselho de administração da Usiminas, Paulo Penido Marques, que foi eleito para o cargo no dia 25 de abril, apurou o Valor com uma fonte da empresa.
Penido, que já foi diretor financeiro da empresa por nove anos, voltou à Usiminas indicado pela Nippon Steel e seus parceiros japoneses. Teve o apoio do clube dos empregados (CEU) e do grupo Techint/Ternium, novo acionista controlador. Trabalhou também na concorrente Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) por dois anos e na Embraer também na diretoria financeira.
A prioridade no presidente do conselho é acertar o plano deste ano, destacou a fonte. Só depois vai trabalhar o plano estratégico de médio e longo prazo. “Há muita coisa para acertar na siderúrgica, que vem perdendo mercado para concorrentes e material importado e margens de rentabilidade”, observou.
A Usiminas encerrou o primeiro trimestre com prejuízo de R$ 37 milhões e resultado operacional abaixo das expectativas do mercado. A margem Ebitda foi de apenas 6,6%. Se considerar apenas o negócio aço, atingiu 4%.
Durante teleconferência com analistas, Julian Eguren, presidente executivo desde 17 de janeiro, indicado pela Ternium, afirmou: “A empresa está em situação difícil e complexa”.
fonte:http://www.valor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário