sexta-feira, 4 de maio de 2012

vale do aço / APERAM








Presidente da Aperam recebe homenagem em sua cidade natal, durante inauguração de museu de Guimarães Rosa



A pequena cidade de Itaguara, a 90km de Belo Horizonte, acaba de inaugurar o Museu Sagarana, que apresenta o acervo do escritor João Guimarães Rosa.
A inauguração do local, erguido em homenagem a um dos maiores nomes da literatura brasileira, foi, também, palco de homenagens aos filhos ilustres do município, que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social, cultural, político ou se destacaram no cenário estadual ou nacional.
Entre eles, o presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães, que recebeu das mãos do prefeito de Itaguara, Alisson Diego Batista Moraes, a Comenda Sagarana.
Para Clênio, a iniciativa proporcionou um sentimento especial. “É extremamente gratificante voltar à terra-natal e ser recebido com uma homenagem de reconhecimento, em um momento de suma importância para a cultura e a literatura nacional, ao lado de personalidades como a conterrânea Vilma Guimarães Rosa, filha de Guimarães Rosa. Assim como ela, foi aqui que nasci, vivi anos da minha vida e sonhei em um dia me tornar alguém preparado para assumir responsabilidades e superar desafios. Sinto-me orgulhoso por ser desta terra e por levar o seu nome para além destas fronteiras”, comentou.
Memórias de Guimarães
O Museu Sagarana – nome que faz referência a um dos principais livros de Guimarães Rosa - começou a ser idealizado em 2009, pelo próprio município. Parte do acervo foi cedida por Vilma Guimarães Rosa. O espaço terá cinco galerias. Duas delas acondicionarão os registros da passagem de Guimarães Rosa pela região. As demais áreas serão dedicadas a contar a história da cidade e a expor telas de importantes artistas plásticos itaguarenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário